Situação só piorou

A dispersão de refugiados pelo mundo acentuou-se nos últimos dois anos, a ponto de se tornar um dos mais graves problemas sociais enfrentados pelos países centrais. Eles chegam aos montes, nas fronteiras da Europa.

Poucos imaginavam que esse efeito colateral da guerra síria abalaria a estabilidade das grandes nações mundiais e as fariam pensar nos custos/ benefícios que supostamente essa guerra tem.
Memórias de uma época - II

20091215

A tática empresarial do perdão planejado

A estratégia funciona mesmo que o destinatário do pedido de desculpas não o receba da pessoa que fez o agravo. Pode até ser alguém contratado para função.

Sobre as influências da psiquê na cura de doenças, especialmente do câncer, a abordagem do psicólogo Alex Loyd (2009), em seu Códigos Curativos (The Healing Codes) parece oportuna. Para ele, todo problema de saúde está relacionado com a negação de perdão, entendimento sustentado também pelo oncologista Ben Johnson, que pesquisou o tema junto a religiosos e profissionais de saúde de várias áreas.

A conclusão foi que a maioria dos problemas de saúde e as respectivas soluções encontram-se “nos assuntos do coração” e nos seus respectivos “códigos de cura” bloqueados. Os assuntos referem-se às mentes inconsciente e consciente, crenças, emoções, pensamentos e memórias celulares. Os códigos vinculam-se ao perdão, às ações saudáveis, à mudança de crença, e bem assim, às virtudes do amor, da alegria, da paz, da paciência, da elegância, da modéstia e do auto-controle.

Em outro estudo, no campo empresarial, realizado pelo Centre for Decision Research and Experimental Economics (CeDEx) da Universidade de Nottingham (Reino Unido), a tática de pedir perdão foi o tema central da pesquisa. A questão era saber se os clientes decepcionados com os serviços de alguma empresa continuavam sendo clientes após ter recebido desculpas pelos problemas causados. Constatou-se que as empresas que simplesmente pedem desculpas aos clientes descontentes estão melhor posicionadas do que aquelas que oferecem uma compensação econômica por seus erros.

Para o professor Johannes Abeler (2009), um dos autores do estudo, especialista em comportamento econômico, o resultado prova que as desculpas são duplamente importantes, porque são eficientes e baratas. O pedido de perdão provoca no cliente o instinto de perdoar que é difícil de controlar racionalmente.

Uma explicação para esse fato pode estar numa das hipóteses de Dov Seidman (autor do livro “How”), segundo a qual para que um negócio triunfe, sua estratégia deve começar por embasar-se em valores e significados. As empresas que triunfam são aquelas que mais integram valores em suas condutas cotidianas e o perdão é um desses.

Vídeo montado por GarboLemos (2007) com textos espíritas, apresentados por autor desconhecido e imagens de várias fontes, para reflexão sobre a compreensão, o amor ao próximo e o perdão.

Conheça mais sobre as vantagens e significados do perdão em Testando assuntos do coração.

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