A tática empresarial do perdão planejado
A estratégia funciona mesmo que o destinatário do pedido de desculpas não o receba da pessoa que fez o agravo. Pode até ser alguém contratado para função.
Sobre as influências da psiquê na cura de doenças, especialmente do câncer, a abordagem do psicólogo Alex Loyd (2009), em seu Códigos Curativos (The Healing Codes) parece oportuna. Para ele, todo problema de saúde está relacionado com a negação de perdão, entendimento sustentado também pelo oncologista Ben Johnson, que pesquisou o tema junto a religiosos e profissionais de saúde de várias áreas.
A conclusão foi que a maioria dos problemas de saúde e as respectivas soluções encontram-se “nos assuntos do coração” e nos seus respectivos “códigos de cura” bloqueados. Os assuntos referem-se às mentes inconsciente e consciente, crenças, emoções, pensamentos e memórias celulares. Os códigos vinculam-se ao perdão, às ações saudáveis, à mudança de crença, e bem assim, às virtudes do amor, da alegria, da paz, da paciência, da elegância, da modéstia e do auto-controle.
Em outro estudo, no campo empresarial, realizado pelo Centre for Decision Research and Experimental Economics (CeDEx) da Universidade de Nottingham (Reino Unido), a tática de pedir perdão foi o tema central da pesquisa. A questão era saber se os clientes decepcionados com os serviços de alguma empresa continuavam sendo clientes após ter recebido desculpas pelos problemas causados. Constatou-se que as empresas que simplesmente pedem desculpas aos clientes descontentes estão melhor posicionadas do que aquelas que oferecem uma compensação econômica por seus erros.
Para o professor Johannes Abeler (2009), um dos autores do estudo, especialista em comportamento econômico, o resultado prova que as desculpas são duplamente importantes, porque são eficientes e baratas. O pedido de perdão provoca no cliente o instinto de perdoar que é difícil de controlar racionalmente.
Uma explicação para esse fato pode estar numa das hipóteses de Dov Seidman (autor do livro “How”), segundo a qual para que um negócio triunfe, sua estratégia deve começar por embasar-se em valores e significados. As empresas que triunfam são aquelas que mais integram valores em suas condutas cotidianas e o perdão é um desses.
Vídeo montado por GarboLemos (2007) com textos espíritas, apresentados por autor desconhecido e imagens de várias fontes, para reflexão sobre a compreensão, o amor ao próximo e o perdão.
Conheça mais sobre as vantagens e significados do perdão em Testando assuntos do coração.
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