Situação só piorou

A dispersão de refugiados pelo mundo acentuou-se nos últimos dois anos, a ponto de se tornar um dos mais graves problemas sociais enfrentados pelos países centrais. Eles chegam aos montes, nas fronteiras da Europa.

Poucos imaginavam que esse efeito colateral da guerra síria abalaria a estabilidade das grandes nações mundiais e as fariam pensar nos custos/ benefícios que supostamente essa guerra tem.
Memórias de uma época - II

20100121

Os órfãos do Haiti são mais de 2 milhões

 Adoção sim, tráfico não!

O Comitê de Direitos da Criança da ONU, em Genebra, chamou a atenção para os possíveis sequestros de órfãos do terremoto no Haiti, camuflados de adoção, tirando proveito do caos. A onda de saques e violência aumenta a cada instante. As crianças órfãs vagueiam pelas ruas, sem nada p'ra comer (nem biscoitos de barro) e nem ninguém, e ainda sofrem todas as formas de violência e exploração.




Muitas crianças encontram-se feridas, mutiladas e o atendimento médico é urgente. A distribuição de água e de alimentos – que obedece a lei do mais forte e mais rápido – precisa ser melhor organizada para que as crianças órfãs sejam alimentadas.

É louvável que Portugal, Holanda e outros países desenvolvidos da Europa se interessem em adotar órfãos do Haiti. Mas devem evitar o tráfico e o sequestro. Esperava-se que a França e a Espanha - também responsáveis, socioeconomicamente, pela miséria daquele país com o apoio das nações lideradas pelos Estados Unidos, o Banco Mundial e FMi - fossem mais ágeis em suas disposições de ajudar. Estão envergonhados? A hora de se redimir é esta.

O Brasil, que não cuida bem de suas crianças abandonadas, fica ridículo querendo adotar outras. Hipocrisia? A hora é de médicos, assistentes sociais e enfermeiros desempregados atuarem como voluntários ali, ao lado das forças de paz (?), sob os auspícios da OEA, que até agora também não entrou em cena como deve.

1 Comentário(s):

Anônimo,  9 de setembro de 2017 às 00:03  

como é ridículo quem nunca adotou no Brasil ultimamente ficar aconselhando brasileiro a buscar crianças no Brasil ao invés de buscar no Haiti,essas pessoas não sabem o quanto é burocrático....difícil... estressante e demorado adotar no Brasil...e em muitos casos as pessoas nem obtem respostas se não gastar tempo e dinheiro pra correr atrás.Estamos tentando no Haiti justamente porque está horrivel aqui.

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO